- Área: 287 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Diego Elgueta
-
Fabricantes: Coggiola Mármoles, Ecowall, Eucasec, Trimble Navigation, Varvacoa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com base na área do terreno, e para favorecer uma menor ocupação do terreno que permita uma maior área de pátio / jardim, define-se a distribuição da ordem em dois pavimentos, concentrando os espaços comuns de estar no térreo e áreas privadas em um segundo nível.
De acordo com isso e em resposta ao reconhecimento de um terreno quase plano, com alta exposição à radiação solar, cercado por uma geografia montanhosa, típica da região nordeste da cidade de Santiago; foi desenvolvido como princípio o trabalhar um corpo superior de condição hermética, sob uma relação de apoio entre paredes e volume, na qual em sua projeção leste/oeste constrói distintas situações espaciais e gera uma relação de acesso e fechamento para a rua e o pátio interior central de pé-direito duplo - espaço hierárquico que ordena, desaloja e articula a resolução programática.
Como complemento, o enquadramento é trabalhado com a presença de uma escada linear como elemento principal que acompanha a rota translúcida de transferência da casa, distribuindo e dando espacialidade ao circuito de circulação.
Estruturalmente, o projeto é composto por um porão definido em paredes de concreto armado, sobre as quais repousa o volume superior; uma grade metálica de 400x50x4 que enquadra as bordas do retângulo; dentro do qual são gerados movimentos aleatórios dos corpos interiores que dão dinamismo, profundidade e movimento à expressão formal da casa.
Em relação às materialidades, foi privilegiado o uso de materiais naturais nobres, como mármore travertino, pedra local e madeira de eucalipto tratados com Cutek; elementos que dão ao projeto o calor necessário, em oposição aos elementos estruturais de concreto e aço que são de expressão neutra e fria.